Fraldinha Retorcida

Aí vai a receita da ótima Fraldinha idealizada pelo Marcos Bassi.

Primeiramente, caso não compre a Fraldinha já limpinha, limpe-a retirando a capa de gordura branca que fica na extremidade mais larga. Essa parte você pode dispensar completamente. Vire-a e retire um “filézinho” meio solto na mesma extremidade da capa de gordura retirada. Você pode colocá-lo no fogo, mas saiba que ele não tem o mesmo sabor da fraldinha.

Depois, com o auxílio de um espeto único, dobre a fraldinha no meio, juntando as pontas, e torça ela como se fosse um pano molhado. Com ela bem torcida, use o espeto para “costurá-la”, isto é, comece espetando a parte mais gorda e vá fazendo zig zag bem curto para ela ficar compacta, até atingir a outra ponta. Esprema a fraldinha com as mãos para ficar bem junta e então jogue o sal grosso na hora de ir para o fogo. Dica: o sal grosso deve ser colocado sutilmente; nada de apertar ou espremer sal na carne. Leve o espeto ao fogo (distância aproximada de 30cm a 40cm do fogo). Outro ponto importante para churrasco: o sucesso da sua carne, não só da Fraldinha, depende do calor que ela recebe, portanto não economize no carvão e espere o braseiro ser formado por completo, sem chamas diretas. Um bom braseiro leva em torno de 40 minutos do momento em que você ateia fogo até a hora de estar realmente pronto para pôr a carne. Distraia os amigos com amendoim e batatinha e nada de colocar linguiça pra “pingar a gordurinha”, isso só faz fumaça!

IMG_2632

Conte de 10min a 12 min, vire a fraldinha e deixe o mesmo tempo do outro lado! Retire-a do fogo e só então bata o sal. Fatie no sentido da largura para que todos os pedaços tenham a mesma crosta externa e o mesmo interior rosado.

Bom churrasco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s