Sainte Marie – Muito além da comida árabe

Apesar da semelhança, muitos confundem a culinária árabe com a armênia. O Sainte Marie é originalmente armênio. Originalmente, porque praticamente o trabalho que a família Kawijian realiza poderia ser considerado árabe, armênio, contemporâneo, mediterrâneo, brasileiro e por aí vai.

O que era uma simples rotisseria que vendia esfihas e pastas, tornou-se um restaurante disputadíssimo todos os dias da semana, mesmo estando bem fora do eixo central da capital quando pensamos em gastronomia.

Começando pela esfihas, é obrigatório provar ao menos uma de cebola e uma de basterná (carne armênia de origem bovina). São divinas, mas calma, tem muita coisa pra provar ainda. Caso estejam em apenas duas pessoas, aconselho a pedir ao Stephan (proprietário) ou à sua mulher uma ajuda para conseguirem comer de tudo um pouco.

Saint Marie - Esfiha Bastermá

Outra obrigatoriedade é o originalíssimo Kibe Montado, uma mistura de kibe cru, carne moída refogada, tabule, coalhada seca, cebola frita, disposto em forma de torre com cada ingrediente sendo responsável por uma ou mais camadas dessa maravilha! Há a possibilidade de pedir com um ovo frito por cima. Já pedi das duas formas, prefiro sem.

Saint Marie - Kibe Montado

Saindo um pouco do mundo árabe, a casa oferece opções incrivelmente tão bem executadas quanto as armênias, como a Moussaka, misto de beringela, carne moída (que pode ser de cordeiro), batatas, sobre um molho bechamel gratinado. Ou também o sempre fresco polvo, que pode acompanhar o melhor cuscuz marroquino que já provei.

Saint Marie - Polvo com Cuscuz

Ta bom né? Ta bom nada, hora da sobremesa. Acha que ele se prende aos doces de nozes, castanhas, etc. nas sobremesas? Até parece… Serve um dos melhores mousses de chocolate que já provei, que fica ainda melhor com a calda de maracujá azedinha no ponto certo.

Saint Marie - Mousse

E tudo isso é servido com a simpatia e educação do Stephan! Que experiência, que refeição, que lugar! Não conheço outro lugar tão versátil que consiga manter a qualidade em tudo que se dispõe a preparar. Não perca tempo, vale o dobro da distância.

 

Rua Dom João Batista da Costa, 70 – Jardim Taboão – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3501 7552

Segunda a sexta: 10h – 20h

Sábado: 10h – 19h

Domingo: fechado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s