Coluna do Enodeco – Harmonizações parte II

Amigos,

Depois de começar a falar sobre harmonização na semana passada, agora é a vez de continuar com outros conceitos importantes para comermos e bebermos bem, aproveitando ao máximo nossos vinhos e nossos pratos.

 

A ACIDEZ é outro fator importante e que sem dúvida pode prejudicar muito o prato ou o vinho. Precisamos sempre tomar cuidado com pratos de alta acidez, pois este tirará a acidez do vinho, deixando ele “flat”, sem graça. Já os vinhos muito ácidos com pratos sem acidez, vão tornar a combinação desequilibrada. Por isto, ao comer pratos que tenham muita evidência de limão, vinagre, aceto balsâmico, tomate e outros, optem sempre por vinhos com maior acidez.

 

E como fica o DOCE e SALGADO? Lembre-se sempre que pratos doces deixam os vinhos ainda mais secos e com sensação de serem mais ácidos e desiquilibrados. Por este motivo, para pratos doces, escolha vinhos doces. Quanto mais doce o prato, mais doce deverá ser o vinho. Mas cuidado com as sobremsesas à base de chocolate: Nestes casos, opte sempre por vinhos fortificados e doces, que costumam cair como uma luva!

 

Já o sal, este é o inimigo número 1dos taninos. Por isso evite pratos muito salgados com vinhos muito tânicos, pois esta combinação cria uma sensação de amargor muito ruim! Ou pode-se também optar pela harmonização por contraste, que resulta em uma experiência deliciosa: quem já experimentou a clássica combinação de vinhos doces (late harvest ou outros) com queijos de mofo azul, que são bem salgados “Sauternes-Roquefort” sabe bem disto! E tem explicação: O doce acentua o salgado no paladar e deixa estas harmonizações por contraste mais intensas.

 

Como deu para perceber, esta “arte” é complexa e merece muito cuidado. Mas nada substitui a boa velha tentativa e erro. É só experimentando, acertando e errando é que vamos descobrir o que combina ou não. E assim, não esquecemos mais!

 

Um Abraço e até a semana que vem!

Cheers!!

 

Déco

Site: www.r7.com/enodeco

Facebook, Instagram e Twitter: @enodeco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s